Total de visualizações de página

11 de julho de 2017

UERJ inaugura Parque Botânico e Museu do Meio Ambiente, do Ecomuseu Ilha Grande.

Informações do blog: http://museucarcereuerj.blogspot.com.br/

Gelsom Rozentino de Almeida
Coordenador Geral do Ecomuseu Ilha Grande
            Num lugar onde havia dor e violência, agora temos plantas e cultura. Nas ruínas do antigo presídio, em Vila Dois Rios, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – inaugurou em 12 de novembro dois novos núcleos do Ecomuseu Ilha Grande: o Parque Botânico e o Museu do Meio Ambiente.
            Foi um dia de muita alegria, com mais de uma centena de pessoas, entre autoridades, pesquisadores, estudantes e comunidade, que puderam celebrar juntos essa nova conquista para todos. Essas novas unidades foram erguidas graças aos recursos obtidos principalmente através de financiamento de projetos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ – e da própria universidade. Entre as autoridades presentes estavam a Sub Reitora de Extensão e Cultura da UERJ, profa. Regina Henriques, o Diretor do Departamento Cultural, prof. Ricardo Lima, o Coordenador do Ecomuseu, prof. Gelsom Rozentino, o representante da Sub Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Diretor do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS), prof. Marcos Bastos, Coordenadora do Parque Botânico, profa. Cátia Callado, Coordenadora do Museu do Meio Ambiente, profa. Thereza Rosso, o Presidente da TurisAngra, Klauber Valente, a Gerente de Projetos da TurisAngra, Amanda Hadama o Superintendente do INEA na Baía de Angra dos Reis, Roberto Felix, representantes do Parque Estadual da Ilha Grande, Frei Luiz e Frei André, Nelson Palma, Editor do Jornal Eco e Marcio Ranauro, Coordenador do Voz Nativa.
O Parque Botânico foi inaugurado com um grande replantio de espécies nativas da região. De acordo com a coordenadora do local, Cátia Callado, foram catalogadas mais de mil espécies de plantas, entre ervas medicinais, orquídeas e bromélias. O Parque, visa identificar, organizar e catalogar espécies vegetais a fim de implantar um acervo de plantas vivas originárias da Ilha Grande. Essa coleção, que está sendo iniciada, ocupará a área do pátio interno do antigo Instituto Penal Cândido Mendes, que está recebendo tratamento paisagístico e técnico-científico para o cultivo de espécies da flora que sejam testemunhos da história local.
O Museu do Meio Ambiente – MuMA – fica na antiga sede da Fazenda Dois Rios, do século XIX, que também foi utilizada como presídio a partir de 1894 – Colônia Correcional de Dois Rios,  onde o escritor Graciliano Ramos esteve preso em 1936. De acordo com a coordenadora do espaço, Thereza Rosso, a intenção é dar continuidade a diversos projetos que vinculem cultura, preservação e inovação. O museu, a partir de exposições e outras atividades socioeducacionais, tem por objetivo divulgar as pesquisas científicas desenvolvidas sobre a Ilha Grande, abordando questões relativas à biodiversidade e ao uso sustentável do meio ambiente. 
 

Mais informações mo blog: http://museucarcereuerj.blogspot.com.br/

 

Nenhum comentário: